Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura
Início do conteúdo

CRM prevê futuro promissor para o carvão gaúcho

Publicação:

Mina de Candiota em operação
20200116114355candiota.jpg - Foto: CRM

Na última semana, o Ministério de Minas e Energia (MME) aprovou o detalhamento do Programa Para Uso Sustentável do Carvão Mineral Nacional, que irá trazer inúmeros benefícios para mineradoras gaúchas como a CRM. A proposta envolve a modernização do parque gerador a carvão no Sul do país, por meio da contratação de energia de termelétricas que irão substituir usinas já desativadas e as que estão em final de vida útil e deverão ser desmontadas nos próximos anos. Segundo o MME, o Programa que prorroga o uso de carvão no Brasil poderá significar investimentos da ordem de R$ 20 bilhões ao longo dos próximos 10 anos,

Concentradas no Sul, região que possui 99,9% das reservas de carvão do País, as minas de carvão possuem potencial de abastecimento elétrico de 18.600 megawatts durante 100 anos, segundo o Ministério. O parque gerador a carvão nacional soma 1.572 MW de potência instalada, distribuídos em sete empreendimentos localizados em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. Quatro dessas usinas operam há mais de 40 anos e tem eficiência energética média da ordem de 26,5% em relação à térmica à carvão mais eficiente da região e, também, à mais recente em operação comercial, que é a UTE Pampa Sul (36%), de acordo com dados do MME.

“Essa é uma notícia muito importante para o setor, pois irá gerar empregos e desenvolvimento na metade sul do estado para os próximos trinta anos”, afirmou o presidente da CRM, Melvis Barrios Junior.

Site CRM