Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura
Início do conteúdo

CRM realiza a primeira exportação de carvão mineral

Publicação:

Mina de Candiota em operação
20200116114355candiota.jpg - Foto: CRM

A Companhia Riograndense de Mineração (CRM) realizou no último dia 21 de julho sua primeira exportação de carvão mineral da história. Duas carretas com cerca de 100 toneladas foram carregadas na Mina de Candiota, de uma remessa total de 10 mil toneladas de carvão. O produto foi vendido para uma empresa europeia para queima no continente, realizando o reaproveitamento de cinzas, gerando energia e outros subprodutos da cadeia do carvão.

A Companhia minerou, britou e depositou o carvão no Silo da Moega, que é o local de despacho do produto na mina. A operação de carregamento e transporte das 10 mil toneladas será de forma gradual e deverá acontecer até o final do mês de setembro, pelo Porto de Rio Grande.

De acordo com os profissionais da área técnica e administrativa da CRM envolvidos no processo de venda, a transação servirá como teste, que se bem-sucedida, tem muitas chances de se tornar um contrato permanente entre as duas empresas. Segundo eles ainda, é importante salientar a relevância dessa negociação para a Companhia. Um projeto que vêm se desenhando há algum tempo e só foi possível graças à colaboração de diversos setores responsáveis pela negociação e pela viabilização técnica e operacional da exportação.

O Diretor Presidente da CRM, Melvis Barrios Junior, avalia a exportação como uma abertura de novos mercados que podem trazer um futuro diferente para a companhia. “Apesar de a operação ser pontual e representar apenas 5% da produção da CRM, o que já é positivo, vejo ela como uma abertura para novos negócios e a inserção do nome da companhia no mercado mundial da mineração do carvão. Vamos trabalhar para que novos contratos sejam fechados e possamos levar o carvão gaúcho para o mercado internacional”, afirmou.

Site CRM