Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura
Início do conteúdo

CRM realiza diversas atividades durante a semana do meio ambiente de 2021

Publicação:

Doação de mudas nativas
Doação de mudas nativas

Um dos objetivos que permeia o trabalho da Companhia Riograndense de Mineração é a preservação e proteção ambiental. Hoje, a recuperação ambiental faz parte dos projetos de lavra da CRM e é realizada concomitantemente com a mineração. Além disso, a mineradora realiza todos os anos, durante a semana do meio ambiente, diversas ações com a comunidade local que reforçam seu compromisso com o tema.

A principal atividade de proteção ambiental da Companhia é a recuperação de áreas mineiradas, que inicia após conclusão da mineração do carvão e conta com várias etapas desde o estudo do solo até o plantio de nova vegetação, de acordo com as necessidades da área. Outra ação importante é o viveiro de mudas nativas que abastece os projetos da empresa e também a sociedade, com a doação de mudas, por exemplo. A CRM também disponibiliza tratamento de efluentes da mineração, monitoramento e recuperação de passivos ambientais, política ambiental, entre outras.

Durante a semana do meio ambiente deste ano a CRM realizou na região de Candiota, o plantio de 70 árvores nativas, em local em fase final de recuperação ambiental, adjacente à mina de carvão.

Também realizou o monitoramento de águas superficiais, subterrâneas e dos efluentes de bacias, feitos na área de influência direta e indireta da mina de candiota, compreendendo um total de 24 pontos de amostragens. Este monitoramento foi feito por laboratório externo e com acompanhamento da equipe de meio ambiente, onde são analisados diversos parâmetros estipulados na licença ambiental de operação, com a finalidade de monitorar a qualidade das águas e efluentes locais.

Além disso, foram doadas cerca de 120 mudas nativas para a prefeitura de Aceguá RS, para compor o cronograma das atividades do meio ambiente daquele município.

Ainda foram doadas 100 mudas nativas para o Lions clube de Bagé, 30 mudas para a associação de moradores de Seival e 15 mudas para o aterro sanitário de Meio Oeste.

Site CRM