Debate sobre Carvão Mineral em alta pelo poder público do Rio Grande do Sul

Debate sobre Carvão Mineral

A tarde desta quarta-feira (14) foi marcada por dois eventos, ocorridos na Assembleia Legislativa do RS, com temas ligados à atividades relacionadas ao carvão mineral. O primeiro foi a instalação da Frente Parlamentar para acompanhar a instalação da Usina Ouro Negro, acolhida pelo presidente da casa, deputado Gabriel Souza (MDB), por proposição do deputado Luís Augusto Lara (PTB). A atividade contou com a presença da diretoria de entidades como a CRM, prefeitos, secretários municipais e vereadores e foi realizada em formato híbrido no Salão Júlio de Castilhos.

Durante a instalação, Lara destacou a importância da instalação da usina termelétrica para para todo RS e para o país. "Estamos pagando a maior conta de energia elétrica da história do Brasil", declarou, lembrando que o país passa pelo fenômeno da diminuição das chuvas. Para Lara, nesse momento, são as termoelétricas que resolverão o problema da energia no Brasil. Explicou, por fim, que o objetivo da Frente Parlamentar é acompanhar a instalação da usina para ajudar a destravar os possíveis obstáculos que surjam para a efetivação da obra. Outra meta é fazer com que as empresas responsáveis pelo empreendimento contratem insumos e empresas gaúchas.

O presidente da Casa agradeceu a oportunidade que Lara traz à Assembleia Legislativa ao propor esta Frente Parlamentar. Gabriel Ressaltou a presença de prefeitos no evento, o que demonstra a importância dessa instalação. Lembrou do aumento de 52% na tarifa vermelha da energia elétrica, além da crise hídrica. "Quando vemos o Brasil ter uma das maiores reservas carboníferas do mundo e que o Rio Grande do Sul detém a maioria dessas reservar, é inacreditável que não tenhamos uma política pública de incentivo a este setor", avaliou.

Já o diretor-presidente da Companhia Riograndense de Mineração, Melvis Barrios Júnior; reafirmou a capacidade da CRM em fornecer carvão mineral para esse e outros empreendimentos que venham a ser instalados no Estado. “Possuímos reservas mineráveis de um milhão de toneladas, ou seja, um aproveitamento futuro para no mínimo trezentos anos.

Também se manifestou, o prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador, onde descreveu a importância da nova usina para melhorar o nível de empregos e desenvolvimento na região.

A outra atividade que teve o carvão mineral como tema foi a Audiência pública, proposta pelo presidente da Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo da Assembleia Legislativa do RS, deputado Zé Nunes, que tratou do assunto, “O carvão mineral e o desenvolvimento econômico da metade sul doestado”.  A audiência foi online e transmitida pelo youtube, com ampla participação da comunidade.