Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura
Início do conteúdo

Mina de Candiota recebe novo equipamento para operações de amostragem

Publicação:

Amostrador de grandes volumes
Amostrador de grandes volumes

Ocorreu nos dias 8 e 9 de setembro, na Mina de Candiota, a entrega técnica e treinamento para a operação do novo equipamento da CRM. O Amostrador de Grande Volume, adquirido recentemente será utilizado com a finalidade de realizar amostragens de partículas totais em suspensão, partículas inaláveis e partículas respiráveis, nas operações das unidades mineiras, gerando economia e eficiência para a Companhia.

Segundo o engenheiro agrônomo Marcel Fróes, gerente do setor de Meio Ambiente, a aquisição do equipamento é de suma importância para a empresa, pois possibilita atender tanto as condicionantes das licenças ambientais da Mina de Candiota, como nas outras unidades, que também necessitam deste tipo de medição. “Com a aquisição deste equipamento passamos a ter uma economia de cerca de 90% ao ano, pois, a partir de agora, teremos condições de realizar tais amostragens, dispensando assim a contratação de laboratório externo para a realização deste tipo de serviço. Juntamente com o equipamento, adquirimos insumos (filtros para amostragem e carta gráfica para o registrador de vazão) suficientes para suprir a nossa demanda de medição nas unidades mineiras, nos próximos 2 anos ”, frisa Marcel.

Participaram do treinamento, sete funcionários englobando diversos setores da CRM. O treinamento foi ministrado pelo Eng. Químico Vicente de Paula Vieira, gerente técnico da EQUIPO Instrumentos de Medições, que abordou os seguintes temas: Noções de calibração, programação do equipamento, manejo dos insumos (cartas e filtros) e, por fim, a realização das medições.

Site CRM