Etapas da mineração e recuperação ambiental
Retirada da terra vegetal
Definido o planejamento de lavra e delimitada a área a ser minerada, a terra vegetal que cobre este setor é retirada através de escavadeira e caminhões de pequeno porte para que a mesma não seja misturada e perdida durante as demais operações de lavra.
Descobertura do carvão
Nesta etapa, o material que cobre as camadas de carvão é retirado e depositado lateralmente, formando pilhas com formato cônico que passam a ocupar os locais já minerados.
Extração do carvão e Transporte do Carvão
As camadas de carvão, agora expostas, são extraídas com a utilização de explosivos e carregadas por escavadeiras em caminhões fora-de-estrada de grande porte.
Recomposição topográfica
Tratores de esteiras aplainam os cones de estéril formados pelos materiais da descobertura, retornando a configuração topográfica do terreno mais próxima possível da original, conforme estava antes da mineração do carvão.
Deposição da Terra Vegetal
O solo orgânico, retirado das frentes de mineração, é depositado e espalhado sobre a área terraplenada com o auxílio de trator de lâmina.
Correção, adubação e plantio
O solo é preparado com a adição de calcário e adubo, recebendo um coquetel de sementes de gramíneas para iniciar a revegetação do mesmo. O controle da erosão é fundamental nesta etapa.
Integração ambiental da área
Concluída a recuperação ambiental e estando a área estabilizada, a mesma pode ser devolvida a seus proprietários, voltando a desempenhar seu papel econômico.
Monitoramento
Os efluentes líquidos da área de mineração são constantemente analisados para verificar a qualidade e o pH (acidez). O mesmo ocorre com o solo, cuja fertilidade deve retornar aos padrões da região.