Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura
Início do conteúdo

Etapas da mineração e recuperação ambiental

Retirada da terra vegetal

Retirada da Terra
Retirada da Terra

Definido o planejamento de lavra e delimitada a área a ser minerada, a terra vegetal que cobre este setor é retirada através de escavadeira e caminhões de pequeno porte para que a mesma não seja misturada e perdida durante as demais operações de lavra.

Descobertura do carvão

Descobertura do Carvão
Descobertura do Carvão

Nesta etapa, o material que cobre as camadas de carvão é retirado e depositado lateralmente, formando pilhas com formato cônico que passam a ocupar os locais já minerados.

Extração do carvão e Transporte do Carvão

Perline
perline.jpg

As camadas de carvão, agora expostas, são extraídas com a utilização de explosivos e carregadas por escavadeiras em caminhões fora-de-estrada de grande porte.

Recomposição topográfica

Terraplanagem das pilhas esteril
terraplanagem-das-pilhas-esteril.jpg

Tratores de esteiras aplainam os cones de estéril formados pelos materiais da descobertura, retornando a configuração topográfica do terreno mais próxima possível da original, conforme estava antes da mineração do carvão.

Deposição da Terra Vegetal

O solo orgânico, retirado das frentes de mineração, é depositado e espalhado sobre a área terraplenada com o auxílio de trator de lâmina.

Correção, adubação e plantio

edplantio-inverno-2005-2.jpg

O solo é preparado com a adição de calcário e adubo, recebendo um coquetel de sementes de gramíneas para iniciar a revegetação do mesmo. O controle da erosão é fundamental nesta etapa.

 

Integração ambiental da área

integracao ambiental da area   foto fernando dias
integracao-ambiental-da-area-foto-fernando-dias.jpg

Concluída a recuperação ambiental e estando a área estabilizada, a mesma pode ser devolvida a seus proprietários, voltando a desempenhar seu papel econômico.

Monitoramento

Os efluentes líquidos da área de mineração são constantemente analisados para verificar a qualidade e o pH (acidez). O mesmo ocorre com o solo, cuja fertilidade deve retornar aos padrões da região.

Site CRM