Candiota vai sediar o maior parque fotovoltaico do Sul do Brasil

assinatura 1
Momento da assinatura do Contrato

Com investimentos que podem chegar a 300 milhões de reais, o Grupo Urânio Energia Ltda irá instalar no município de Candiota o que pretende ser o maior parque fotovoltaico da região sul do Brasil. O projeto será totalmente financiado com recursos privados e iniciará as obras em 2023.

O Termo de Permissão assinado hoje, 15 de setembro, na sede da Companhia, em Porto Alegre, é o primeiro passo para as futuras instalações que ainda necessitarão de diversos estudos ambientais e de viabilidade para sua implementação.

O parque será instalado em áreas da Companhia Riograndense de Mineração (CRM), que irá ceder a utilização da área por 25 anos, obtendo como contrapartida o valor de 1,20 % do faturamento bruto mensal da usina. Após esse período as instalações ficarão para a Companhia.

As obras poderão iniciar no primeiro semestre de 2023, gerando num primeiro momento 5 MW, e logo após lotes com capacidade de aproximadamente 20 MW, podendo atingir o limite inicial de 100 MW, conforme a Chamada Pública realizada.

Segundo o presidente da CRM, Melvis Barrios Junior, os investimentos totalmente privados sem recursos públicos serão muito importantes para o município. “Candiota está se tornando um importante polo gerador de energia com matrizes diversas gerando quase 10% da produção gaúcha, trazendo desenvolvimento e renda para a região”, afirmou.

De acordo com o prefeito Luiz Carlos Folador esse projeto é fruto de um trabalho conjunto de captação de novos investimentos para Candiota. Ele salienta que no próximo ano o município também receberá uma indústria de cimento.

O engenheiro Claudiomiro Antônio Rigo, diretor sócio da Uranio Group Energia Ltda, salientou que a opção pela instalação do parque fotovoltaico em Candiota ocorre devido a posição estratégica da área em relação as linhas de transmissão e pela excelente capacidade de captação solar da região, enfatizando o amplo apoio por parte da CRM e Prefeitura Municipal de Candiota.

No dia 22 de setembro o Grupo Urânio Energia fará uma apresentação do projeto na câmara de vereadores de Candiota, para conhecimento da comunidade local.