Carvão da CRM é enviado para importante etapa de validação industrial no Cazaquistão
A remessa enviada faz parte de um pré acordo de fornecimento de carvão
Publicação:
A Companhia Riograndense de Mineração (CRM) avança com mais uma etapa significativa para a consolidação do uso do carvão de Candiota em processos industriais de alta tecnologia. Esta semana foram embarcadas 20 toneladas de carvão mineral, com destino a Karaganda, no Cazaquistão, marcando um importante passo para a validação industrial do projeto de ferroliga FeSiAl (ferro-silício-alumínio) e fortificando o Plano de Transição Energética Justa que está em andamento pelo governo do Estado.
Essa remessa faz parte de um pré acordo de fornecimento de carvão e será utilizada para produzir a liga FeSiAl na planta industrial do CMRP – Centro Nacional de Processamento de Minerais Complexos da República do Cazaquistão. O objetivo é testar e validar o carvão da CRM como insumo no processo de produção, uma etapa essencial para demonstrar a viabilidade técnica e econômica de sua aplicação em larga escala.
A CRM tem papel central nesse projeto inovador, ao fornecer o carvão mineral para a produção inicial e, futuramente, para a operação em escala comercial. Essa iniciativa reforça a relevância estratégica do carvão de Candiota no desenvolvimento industrial, além de destacar o compromisso da CRM com a inovação e a valorização dos recursos locais.