Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura
Início do conteúdo

Conselho de Administração da CRM se reúne na Mina de Candiota 2

Publicação:

Visita técnica na Mina de Candiota
Visita técnica na Mina de Candiota - Foto: Jornal Tribuna do Pampa
Por Jornal Tribuna do Pampa

O Conselho de Administração da Companhia Riograndense de Mineração (CRM), como em qualquer empresa de grande porte, seja pública ou privada, é o órgão máximo de decisão. Conforme explica o diretor-presidente da estatal, engenheiro Melvis Barrios Júnior, o Conselho decide a vida presente e futura da Companhia.

Neste sentido que surgiu a ideia de, excepcionalmente, a reunião mensal do organismo ser realizada neste mês de março, na CRM/Mina de Candiota, que é a única e a maior unidade em operação da estatal neste momento.

Além da reunião propriamente dita, os sete conselheiros que formam o órgão consultivo e decisório, também aproveitaram para conhecer in loco a mineração, sendo que muitos deles ainda não tinham tido contato direto com a mina. A reportagem do Tribuna do Pampa foi convidada também a fazer a visita. “É muito importante este tipo de visita, pois são eles que tomam as grandes decisões da CRM e nada melhor o que sair da teoria para a prática”, avalia Melvis.

Os conselheiros são indicados política e tecnicamente pelo governo do Estado. O presidente do órgão, engenheiro mecânico, administrador de empresas e consultor João Jacob Bettoni, destacou também a importância da visita, reforçando a questão das grandes decisões. Ele exemplificou, que o Conselho está por decidir o leilão de bens inservíveis da empresa e que na ocasião eles puderam verificar os bens que serão colocados à venda e que já não possuem mais uso. “As decisões não podem ser tomadas apenas com base em questões teóricas e nada melhor do que conhecer de perto e na prática a realidade. Temos uma responsabilidade muito grande e tomamos as decisões coletivamente”, destacou ele, frisando que o Conselho possui diversidade em sua composição.

Para o superintendente de Operações da Mina de Candiota, Murilo da Luz, a visita é bastante simbólica e até foi classificada por ele como histórica. “Em 10 anos de empresa que eu já tenho, não me recordo da totalidade do Conselho de Administração visitar a Mina de Candiota”, disse, reforçando que isso é fundamental para quem toma decisões, ou seja, conhecer na prática a realidade.

SAÚDE FINANCEIRA – Durante a visita do Conselho à Mina, Melvis disse ao jornal que atualmente a CRM vive um momento de saúde financeira, com superávit. Ele lembrou que não há nenhuma dívida trabalhista de relevância atualmente. “A CRM possui total equilíbrio financeiro”, atestou.

Site CRM