Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura
Início do conteúdo

CRM: Um Novo Capítulo de Sucesso

04 de fevereiro de 2025: Um Dia Histórico para a Companhia

Publicação:

Imagem de uma reunião do conselho de administração em ambiente corporativo. Alguns participantes estão presencialmente ao redor de uma grande mesa de reuniões, enquanto outros aparecem em uma tela, participando remotamente. No centro da mesa, documentos e anotações indicam a pauta discutida. Entre os presentes, há membros do conselho e parte da equipe jurídica, que acompanham atentamente a discussão. O clima é formal, mas positivo, refletindo a comunicação de um acordo favorável para a CRM.
Gestores da CRM e Conselho de administração reunidos para aprovação do acordo - Foto: vanessa Soares
Por Vanessa Soares/ comunicação CRM

Após oito anos de desafios e momentos críticos, a Companhia Riograndense de Mineração (CRM) alcançou uma das maiores conquistas de sua história: a resolução definitiva das exigências financeiras com a CGT Eletrosul. O dia 4 de fevereiro de 2025 entrou para a história da empresa como um marco de superação e vitória. A CRM enfrentava um processo arbitral complexo e minucioso, no qual estavam em jogo em torno de R$ 100 milhões em glosas. Esse passivo poderia levar a empresa ao encerramento das atividades, comprometendo seu futuro e sua capacidade operacional. No entanto, com estratégia, dedicação e um trabalho incansável, os valores em disputa foram finalmente extintos devido a um acordo, garantindo estabilidade financeira e assegurando a continuidade das operações. Além disso, a CRM e a CGT Eletrosul discutiam a obrigatoriedade de entregar 6.089.628,028 toneladas de carvão como "estoque", fato que a CRM não reconhecia, com a celebração do acordo, resultou na sua extinção e em um benefício econômico estimado de R$ 728.136.823, considerando o valor da tonelada do carvão prevista no contrato.

Importância da Ação e Aprovação Unânime

A oficialização da notícia ao Conselho de Administração foi recebida com entusiasmo e comemoração por todos os conselheiros. Esse momento representa não apenas o encerramento de um capítulo desafiador, mas também o início de uma nova era para a CRM, agora livre dessa discussão e pronta para seguir com mais força e segurança. “Gostaria de parabenizar todos vocês pelo belíssimo trabalho”, ressaltou a presidente do conselho, Marta Helena Kemel Zanella. Já para o conselheiro Nelcindo Galli, que acompanhou todo o desenrolar desse processo, a ocasião é de comemoração. “Temos que comemorar muito o encerramento desse processo que trouxe ameaças reais a CRM. Hoje é dia de comemoração”, entusiasmou Nelcindo. Para a conselheira Eloi Ferreira Martins Manganelli Cogo, a decisão de acionar a ação foi fundamental para possibilitar à CRM questionar as exigências contratuais. Ela destacou a importância da iniciativa e parabenizou todos os envolvidos pelo empenho ao longo do processo, que resultou em um excelente acordo. O presidente da companhia, Ademir Baretta, afirmou que agora toda a documentação será reunida para a elaboração de um Processo Administrativo (PROA), que será encaminhado à Procuradoria-Geral do Estado (PGE), garantindo maior transparência e segurança nas informações. A aprovação do acordo ocorreu por unanimidade, contando com a participação dos conselheiros Maria Loreni Gay Backi, Marta Helena Boletim CRM – Janeiro 2025 Edição 30 3 Kemel, Eloi Ferreira Martins Manganelli Cogo, Nelcindo Galli e Sérgio de Medeiros Ilha Moreira.

Conteúdos relacionados

Site CRM