Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura
Início do conteúdo

Empresa apresentará EIA/RIMA das áreas de concessão da CRM

Publicação:

A empresa está à disposição para execução das atividades
20130924083044eia_rima__3_.jpg - Foto: CRM

Uma equipe de profissionais da Profil Engenharia e Ambiente apresentou, nesta segunda-feira (23), na Mina de Candiota da Companhia Riograndense e Mineração (CRM), a metodologia que está sendo utilizada para elaboração do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) / Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) referente a 23 mil hectares de áreas que são de concessão da empresa para a extração de carvão mineral.

 

Conforme explica o engenheiro integrante do Sistema de Gestão Ambiental (SGA) da CRM, Edson Aguiar, busca-se uma elaboração regional para contemplar todas as áreas e não de forma isolada, em cada malha, o que demandaria ainda mais tempo e trabalho. O processo iniciou em 2008 junto a Fepam que só retornou com a autorização no final de 2011. Em 2012 foi aberto o edital para a contratação da empresa, sendo a Profil a vencedora que iniciou o trabalho em julho deste ano a partir do Termo de Referência (TR) apresentado pelo órgão fiscalizador.

 

Os técnicos da Profil explicaram que o TR norteia o trabalho que é uma análise singular das áreas e envolve mais de 20 profissionais. O trabalho inicial é de diagnóstico e após serão apresentados os impactos da atividade mineira e as medidas que podem ser compensatórias.

 

A apresentação contou com o superintendente da Mina, José Fernando Oliz; gerente de Meio Ambiente, Marcel Fróes; gerente técnico, Douglas Loureiro; geólogo Rodrigo Duarte; engenheiro Nei Sé Júnior e demais integrantes dos setores envolvidos.  Os profissionais da Profil ressaltaram que a reunião visou a aproximação, assim como a troca e confirmação de informações para que o trabalho avance. O superintendente, deixou a equipe e o espaço físico da empresa à disposição para execução das atividades de campo.

 

O cronograma em breve deve ser apresentado pela equipe. Estima-se que até o final de 2014 o relatório seja apresentado a Fepam – pois precisa considerar as quatro estações do ano – e após as possíveis considerações do órgão, seja finalizado para a realização de audiência pública com a comunidade, que é um processo indispensável para a licença.

Site CRM